sexta-feira, 17 de julho de 2015

Diagnóstico Museu do Lixo

         No dia 10 de julho tivemos a apresentação do Diagnóstico do Museu do Lixo feito por Manoela Nascimento Souza, estudante de Museologia da UFSC.
       Ela começou o estagio curricular no dia 1º de abril, observando nossa interação com os visitantes, acompanhando nosso circuito e estudando nosso museu.
         No diagnóstico recebemos ideias de melhorias e algumas delas já até estavam sendo discutidas pela equipe. 
         A conclusão final sobre o nosso Museu é que é um Museu territorial, pois todo o conhecimento e história que estão guardadas lá dentro fazem muito mais sentido em conjunto com o circuito. Lá é a exemplificação de que a sociedade está consumido demais e descartando mais rápido ainda.
          

Um pouquinho de nós



      Está é a nossa sala de lanche em processo de revitalização, com paredes feitas de pet e madeira. Caras feitas com tampas, mangueiras e outros objetos. 
      É aqui que recebemos nossas visitas, fazemos uma introdução sobre " A Rota do Lixo" e logo após de darmos uma caminhada para conhecer parte do CTREs ( Centro de Transferência de Resíduos Sólidos) voltamos aqui e fazemos um lanche gostoso! 


   
      Aqui é o nosso voluntário Recicleyton, que nos ajuda principalmente na nossa horta, fazendo um filtro de sonhos com fios de garrafas pet.


      Quase sempre encerramos nossas atividades de ensino na sala de evolução, dentro do museu, com música e dança para termos uma descontração depois de todo o aprendizado.

Mês de Junho!

     Nos dias 01 e 02 o nosso museu ficou aberto ao público, devida a semana do meio ambiente. Também no dia 02, pelo mesmo motivo foi exibido na Comcap do Estreito e na do Itacorubi, o filme "Lixo Extraordinário"  pela equipe de Educação Ambiental. 


     Ainda no mesmo dia houve ação da Comcap na Praça em frente ao terminal Cidade de Florianópolis no centro, onde a equipe Educação Ambiental compareceu com a empregada Maria fazendo intervenção com a população na entrega de folheto com orientação sobre o destino de lixo pesado e do PEVs (ponto de entrega voluntária)

     No dia 03 a equipe participou do "VI Seminário Regional de Educação Ambiental", na ALESC, promovido pelo GTEA RH08, do qual a Comcap faz parte. Seguindo o tema ambiental elencado pela ONU, este ano o tema foi Energias Sustentáveis. A equipe do museu apresentou-se com Dona Tainha e Vento Sul cantando e tocando, no violão, músicas educativas sobre o meio ambiente. 

     Já no dia 09 foi gravada reportagem para o Programa Mistura de Camile Reis, na RBS TV, sobre celulares no museu. 




    A matéria foi gravada pela repórter Thalita com alunos do Colégio Criativo e com a participação do nosso educador ambiental Ricardo Conceição. Exibida no dia 20/06.